Workshop com Alexander Lommatzsch e Caterina Terzi

“Neste workshop experimental, nós queremos lidar com a questão ”vida em casal” no qual cada participante trabalhará sobre experiências de sua própria vida.
O workshop é baseado na observação da importante polaridade: diferenças - caráter, temperamento, gênero e similaridades - atração erótica, valores, interesses, que inicialmente permitem o apaixonar-se. As diferenças fazem com que vejamos o outro como enriquecimento e as similaridades permitem que vejamos o nosso valor no outro: apaixonamos-nos pela imagem que temos do outro. Com o passar do tempo mudanças começam a acontecer: a rotina da vida nos leva a discordar com as diferenças bem como requer que o outro se torne mais parecido com nós mesmos. A outra pessoa se torna a razão de muitos de nossos problemas. Simultaneamente acontece uma mudança na percepção do outro e de nós mesmos: Nós nos convencemos que teríamos mais sucesso se conseguíssemos mudar a outra pessoa, seus valores. A nossa autoestima aumentaria.
O workshop trará a reflexão sobre a nossa responsabilidade, na importância de permanecer indivíduos inteiros no casal e distinguir entre amor como prazer e escolha e necessidade na perspectiva de dependência, bem como o valor do conflito como um recurso. Proporemos aos participantes entrar em contato com os sentimentos de prazer, medo, necessidade e raiva e as imagens e fantasias com eles conectadas. O tema do workshop coloca a ênfase na beleza da complexidade de cada pessoa. No grupo vamos conectar as diferentes experiências dos participantes e compartilhar os vários pontos de vista e melhorias para as quais o trabalho nos levou. Não há nenhum risco para os participantes.
Os participantes não necessitam estar em casal.
Está referendado nos trabalhos de Buber, Whitaker, Perls, Ravenna, Quattrini, na nossa experiência clínica com terapeutas e na nossa experiência como casal”.
Alex e Caterina